Existem diferentes tipos de empreendedores no mundo. Essa lista está, todos os dias, sendo atualizada. Novas soluções e diversas maneiras de realizar projetos a partir de ideias inovadoras surgem a cada dia e, às vezes, pode ficar difícil de acompanhar. Por isso, vamos ver os principais tipos de empreendedores, quem são eles e o que você precisa saber para abrir um negócio lucrativo em Portugal.
Vamos conhecer agora os principais tipos de empreendedores atualmente!
Empreendedor individual: também conhecido como Microempreendedor Individual (MEI), é aquele que trabalha sozinho ou com um funcionário, no máximo. Ele pode emitir nota fiscal, pois tem CNPJ para sua empresa e tem direito previdenciário.
Empreendedor informal: é aquele empreendedor sem registro de suas atividades, não utilizam seu negócio como investimento e não enxergam vantagens na formalização. Entretanto, alguns negócios podem começar com projetos mais pequenos e depois se expandirem.
Empreendedor cooperado: trabalha super bem em equipe e não precisa de muitos recursos. Sua atuação é como se fosse um autônomo, mas ajuda nos resultados da empresa ou comunidade através de seus serviços prestados. Normalmente, são empreendedores que não querem ser o dono do negócio, mas que visam por um desempenho satisfatório.
Empreendedor franqueado: o empreendedor começa investindo em um negócio já consolidado, bastante indicado para quem está começando nesse meio de empreendedorismo.
Empreendedor social: normalmente jovens, são os empreendedores focados em causas comunitárias e sociais, não visando o lucro como um fator principal. Procuram por ações que impactam positivamente na vida das pessoas.
Empreendedor serial: tem como principal objetivo empreender tudo que pode, sem se importar se todos os negócios terão retorno financeiro ou não. Dedica-se a múltiplos projetos ao mesmo tempo, sempre buscando por novidades no mercado.
Nessa era de internet 24 horas por dia, não podíamos deixar de começar por ele: o empreendedor digital. Sua forma de negócio é através de meios virtuais, sem ter a necessidade de algum espaço físico para comercializar seus produtos ou serviços. Pode-se utilizar a internet, através de aplicativos, softwares e vídeoaulas, por exemplo.
Para que você seja um empreendedor digital, vai precisar saber se adaptar às mudanças. Mesmo tendo uma liberdade bem maior em escolher seu local e horário de trabalho, a internet é muito volátil, e você vai precisar acompanhar essas mudanças. Essas mudanças ocorrem de maneira muito mais rápida quando comparada aos negócios em estabelecimentos físicos.
Se você é novo no assunto, você pode ter lido a seção anterior e ficou sem entender direito. Mas afinal, o que é ser um empreendedor?
De maneira bem simples e resumida, ser um empreendedor está relacionando em dar o melhor de si, através de suas competências técnicas e comportamentais, para iniciar projetos e aceitar desafios. O termo é definido como um realizador, aquela pessoa que produz novas ideias através de sua criatividade.
Você sabe por que abrir um negócio em Portugal pode ser tão lucrativo?
Primeiro, o país é o destino de investimentos de muitos estrangeiros: mais de 7 bilhões de euros foram investidos no ano de 2019. Além disso, o custo de vida não é muito alto quando comparado com os outros países europeus, assim como a mão de obra.
Se você é brasileiro, ainda tem a facilidade do Visto D2 que o governo disponibiliza para os empreendedores, além de ter o mesmo idioma - a língua portuguesa.
Para abrir o seu negócio, o qual pode ser singular ou coletivo, você precisa: